Pesquisando Voo JJ 3054 



           Voo 1907
           Voo AF 447

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AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 12 dias ..13/07 Pesquise 13 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil Airbus A320 apresenta defeito (segundo o Jornal Nacional) no reversor da turbina direita
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 8 dias ..17/07 Pesquise 17 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Morte Aviação Brasil Desastre com Airbus A320 da TAM no Aeroporto de Congonhas (199 vítimas)
 

COMUNICADO TAM
A aeronave da TAM Airbus A320, vôo JJ 3054, que partiu de Porto Alegre – RS, às 17h16, com destino a Congonhas – SP, sofreu acidente no pouso do aeroporto em São Paulo. Neste momento, não podemos determinar a extensão dos danos ou de possíveis lesões sofridas pelos ocupantes do avião, passageiros e tripulantes. Uma equipe da TAM já está no local e outros técnicos da companhia estão a caminho. A assistência de emergência também está sendo prestada pelo Corpo de Bombeiros, pela Infraero e por outras autoridades aeronáuticas.
TAM

AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 7 dias ..18/07 Pesquise 18 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Jurídico Brasil Entrevista coletiva do setor aéreo sobre acidente da TAM
 

"Entrevista coletiva do setor aéreo sobre acidente da TAM Nesta quarta-feira, dia 18/07, no Aeroporto de Congonhas, autoridades e técnicos do setor aéreo e aeroportuário concederam entrevista coletiva para explicar o acidente ocorrido com o vôo JJ 3054 da TAM, ocorrido no final da tarde de terça-feira, dia 17/07. Participaram Armando Schneider Filho, superintendente de Empreendimentos de Engenharia da Infraero; Brig Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidente (CENIPA); Luiz Kazume Myoda, superintendente de Infra-Estrutura da ANAC; e o major brigadeiro do ar Jorge Godinho Barreto Nery, assessor especial militar do Ministério da Defesa. O superintendente da Infraero Armando Schneider descartou a possibilidade de ter havido aquaplanagem durante o acidente, ou seja, a ocorrência na pista de uma lâmina d’água acima de 3 milimetros. “Com a aeronave da TAM, não havia o que medir, a pista estava apenas molhada. Schneider disse, ainda, que a pista de Congonhas está segura, sendo seu coeficiente de atrito acima do previsto. Ele garantiu também, que no caso do avião da Pantanal, não houve aquaplanagem. A coletiva demorou em torno de 1 hora e meia, 45 minutos além do previsto, dado o interesse revelado pelos meios de imprensa nas respostas dos respectivos técnicos, face ao acidente envolvendo a aeronave da TAM. Além da imprensa, estiveram presentes, fazendo perguntas às autoridades do setor aéreo, três deputados que integram a CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, Ivan Valente (PSOL-SP), Luciana Genro (PSOL-RS) e Beto Mansur (PP-SP)."
INFRAERO

..18/07 Pesquise 18 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil ANAC lamenta e se solidariza com familiares das vítimas do acidente da TAM
 

"A diretoria e os funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lamentam e se solidarizam com os familiares e amigos das vítimas do acidente ocorrido terça-feira, 17/07, com o avião da TAM (JJ 3054) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A ANAC também presta sua solidariedade aos familiares dos funcionários da companhia aérea mortos no exercício de suas funções no prédio atingido pela aeronave. A ANAC está em permanente contato com a companhia aérea para fiscalizar a assistência que a TAM dará aos familiares das vítimas. A ANAC, em sintonia com os demais envolvidos nas investigações e apurações, acompanhará e fiscalizará as ações com objetivo de melhor informar aos familiares e a sociedade sobre a tragédia ocorrida. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica, iniciou prontamente os procedimentos de investigação do acidente. A ANAC está participando da 'sala de crise' instalada no Aeroporto de Congonhas juntamente com o CENIPA, Infraero, representantes de todos os órgãos que trabalham no episódio, como IML, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além do Gerenciamento de Crise da TAM."
Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC

..18/07 Pesquise 18 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil Bombeiros encontram a caixa preta do Airbus 300 que explodiu no dia anterior
..18/07 Pesquise 18 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Esportes Brasil Comitê Olímpico define que atletas usarão tarja preta em luto pelas vítimas do voo 3054
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 6 dias ..19/07 Pesquise 19 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Política Brasil Governador José Serra (SP) cobra providências do presidente Lula sobre o tráfego aéreo
..19/07 Pesquise 19 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Política Brasil PPS: Em meio à crise, Lula se recolhe em Brasília
 

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou boa parte do dia ontem recolhido na residência oficial, o Palácio da Alvorada, enquanto integrantes do governo trabalhavam para evitar que se consolide a tese de que o acidente com o Airbus foi uma tragédia anunciada'. O ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, chegou a dizer que é 'mera coincidência' ter havido dois grandes acidentes com aviões em menos de dez meses. 'É, um foi ano ar, na Amazônia, porque um dos equipamentos, um transponder, estava desligado. O outro foi um avião que pousou, tocou o solo e não conseguiu parar', afirmou.
O discurso oficial é o de que 'nenhuma hipótese pode ser excluída', que qualquer especulação agora seria leviandade e que o governo não quer entrar em 'guerra de versões'. Mas, ao longo do dia, nos bastidores, o entorno do presidente tentou enfraquecer a tese de que eventuais falhas na pista de Congonhas contribuíram para o acidente, versão incômoda para o governo. Possíveis falhas do piloto ou no avião também eram mencionadas por assessores próximos ao presidente. Na nota oficial distribuída na tarde de ontem, mais de 15 horas depois da tragédia, o ministro da Defesa, Waldir Pires, endossou o pedido de 'cautela'.
Enquanto isso, o Planalto já estuda uma forma de tirar poderes de Pires, bastante criticado nos últimos meses em razão da crise aérea. Uma das possibilidades em estudo pelo presidente seria reforçar os poderes do Conac (Conselho de Aviação Civil). O conselho é responsável pela formação de políticas para o setor aéreo. Uma das idéias é criar uma secretaria- executiva para o órgão, algo já previsto no estatuto do Conac, mas até hoje não implantado. O Conac é presidido pelo ministro da Defesa, mas seu papel, neste caso, ficaria diluído, com preponderância do secretário-executivo."
Partido Popular Socialista

..19/07 Pesquise 19 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil Caixa-preta do avião Airbus A-320JJ-3054 da TAM segue para os Estados Unidos
..19/07 Pesquise 19 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Política Brasil Marco Aurélio Garcia (assessor de Lula) é flagrado fazendo gestos obscenos
 

"Em nota assinada pelo presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), o partido manifesta sua indignação com a "explícita cena de regozijo" do assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia diante da notícia, veiculada pelo Jornal Nacional, de que houve uma falha mecânica no avião acidentado da TAM, que matou cerca de 200 pessoas. Na noite de ontem, o petista e um assessor comemoraram a reportagem com gestos obscenos."
PSDB

“Um ato grotesco, chocante, que revela a que nível a paixão ideológica pode enlouquecer uma pessoa, ao ponto de um tragédia como a que ocorreu em São Paulo ser motivo para regozijo, de alegria, de felicidade”, reagiu o deputado Raul Jungmann (PE), ao assistir pela televisão às cenas do assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, comemorando a possibilidade de uma falha mecânica ter causado o desastre com o Airbus da TAM. “É simplesmente incompatível com o respeito”, resumiu. Jungmann ficou indignado com o fato de Garcia ter se comportado como torcedor. “Isso não é jogo, não é futebol, não é uma questão de torcida; é um desastre de proporções enormes, em que mais de 200 pessoas perderam a vida”. O gesto do assessor do presidente Lula é “absolutamente inadmissível”, segundo o parlamentar, e “em qualquer governo democrático, que tenha respeito pelo cidadão e pela opinião púbica, o senhor Marco Aurélio seria um fardo, uma pessoa sem condições e continuar a exercer suas funções”.
PPS

AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 5 dias ..20/07 Pesquise 20 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Brasil TAM confirma que Marcos Dias Stepanski estava no voo JJ 3054
..20/07 Pesquise 20 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Brasil Governadora Yeda Crusius (RS) cobra investigação rigorosa do acidente com o voo 3054
..20/07 Pesquise 20 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil ANAC anuncia medidas para reduzir o movimento no Aeroporto de Congonhas
..20/07 Pesquise 20 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Política Brasil Depoimento do presidente Lula (após 3 dias de silêncio) sobre o voo 3054
..20/07 Pesquise 20 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil Esclarecimento da TAM
 

"Esclarecimento à Sociedade
Ainda sob o impacto da tragédia ocorrida na última terça-feira (17), a TAM vem a público mais uma vez para prestar esclarecimentos à sociedade. A TAM cumpre rigorosamente todas as determinações técnicas de manutenção e operação das aeronaves de sua frota, assegurando seu compromisso absoluto com a segurança, um de seus destacados mandamentos ('Mais importante que o cliente é a segurança'). A respeito de notícias veiculadas sobre o reversor do Airbus A320, prefixo PR-MBK, que realizou o vôo JJ 3054, a empresa informa que:
1) O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, e o vice-presidente Técnico, Ruy Amparo, responderam questionamento sobre este item em entrevista coletiva realizada no último dia 18, quarta-feira. Portanto, já era pública desde o dia posterior ao acidente (18/7) a informação de que o reversor direito da referida aeronave estava desativado, procedimento realizado em conformidade com os Manuais da fabricante Airbus e aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
2) Aviões modernos, tais como o Airbus A320, incluem em suas certificações um grande número de redundâncias em seus sistemas básicos a fim de elevar seus níveis de segurança e de eficiência operacional.
3) Os manuais do fabricante da aeronave (MEL – Lista de Equipamentos Mínimos), aprovados pelas autoridades francesa e brasileira, determinam com alto nível de precisão a configuração necessária para que o avião execute cada tipo de vôo de forma segura e absolutamente dentro das condições operacionais previstas (meteorologia e pista).
4) De acordo com a política de transparência que norteia a gestão da empresa, a TAM disponibliza em seus sites (www.tam.com.br e www.taminforma.com.br) as cópias das páginas dos manuais certificados que mostram claramente a completa legalidade e segurança do vôo realizado com um reversor desativado.
5) Também está disponível em seus sites a cópia do livro de bordo que mostra claramente, inclusive com a assinatura do estimado Comandante Kleyber, a ausência de qualquer problema técnico que pudesse afetar a operação do vôo na partida de Porto Alegre.
6) Apresenta também a declaração da Airbus, fabricante da aeronave, que atesta a normalidade do vôo com um ou mesmo dois reversores inoperantes.
7) A TAM ressalta ainda que todos os cálculos de performance de pouso feitos pelo fabricante e que norteiam a operação de qualquer empresa aérea em aviões do porte e tecnologia do A320 são feitos dependendo exclusivamente do sistema de freios hidráulicos do avião.
8) A aeronave prefixo MBK foi incorporada à frota da TAM em 2006 e estava com 26,320 mil horas de vôo. A última revisão de linha (check-A) foi realizada em 13 de junho de 2007 e a estrutural (check-C) em 27 de novembro de 2006, com vencimento previsto para julho de 2008.
9) As investigações do acidente estão sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica por meio do Centro Nacional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que já encaminhou as "caixas pretas" (Flight Data Recorder e Cockpit Voice Recorder) ao National Transportation Safety Board (NTSB), em Washington, para a leitura dos dados do vôo JJ 3054.
Neste momento, além de lamentar a tragédia, a TAM se solidariza com a dor das famílias e amigos das vítimas dos passageiros e de seus funcionários. A empresa reafirma seu compromisso solene com os esforços para reduzir as conseqüências dolorosas do acidente, incluindo o forte empenho para sempre dar continuidade aos processos de informações da empresa para a sociedade.
TAM Linhas Aéreas
São Paulo, 20 de julho de 2007"

AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 4 dias ..21/07 Pesquise 21 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil Aeronáutica informa que encontrou a verdadeira caixa-preta do voo JJ 3054
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 3 dias ..22/07 Pesquise 22 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Brasil O taxista Thiago Domingos da Silva passa a ser considerado uma vítima do Airbus A320
..22/07 Pesquise 22 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Brasil Termina resgate de corpos do edifício onde bateu o Airbus A320
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 2 dias ..23/07 Pesquise 23 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Religião Brasil Ato ecumênico de solidariedade às famílias e vítimas do voo 3054 da TAM em Porto Alegre
..23/07 Pesquise 23 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Estados Unidos Caixa-preta do Airbus A320 começa a ser analizada nos Estados Unidos
..23/07 Pesquise 23 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil Companhias aéreas e pilotos começas a boicotar o Aeroporto de Congonhas
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês 1 dia ..24/07 Pesquise 24 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil ANAC proíbe venda de passagens aéreas a partir do Aeroporto de Congonhas
 

"A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em respeito aos usuários do transporte aéreo e em decorrência do fechamento da pista principal do Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, determina:
Fica expressamente proibida a venda de passagens aéreas de todas as companhias a partir do Aeroporto de Congonhas, para que fique assegurado o embarque dos usuários que já possuem bilhetes;
O restabelecimento da venda de bilhetes aéreos no Aeroporto de Congonhas está condicionado à volta à normalidade do fluxo de passageiros, o que será anunciado pela ANAC quando da regularização das operações;
Os técnicos da ANAC passam, imediatamente, a monitorar todos os sistemas de reservas das companhias aéreas para assegurar aos usuários que já têm bilhetes o direito de embarcar. Se houver necessidade, poderá haver suspensão de vendas de passagens em outros aeroportos;
A Infraero tornará disponíveis espaços físicos para que as companhias aéreas possam estabelecer maior fluxo de comunicação e melhor atendimento aos usuários;
As companhias aéreas terão de disponibilizar pessoal em número suficiente para informar os usuários a respeito de transferências e/ou remanejamentos de vôos para outros aeroportos, cancelamentos e atrasos, utilizando para isso seus respectivos sites, centrais de atendimento telefônico, painéis multimídias nos aeroportos e veículos de comunicação de massa; e
Ficam proibidas, já a partir deste fim de semana, as operações de vôos fretados no Aeroporto de Congonhas, e os vôos já autorizados serão transferidos para outros aeroportos, como Guarulhos e Viracopos.
A ANAC está tomando todas as providências necessárias para agilizar a volta do sistema de aviação civil brasileiro à normalidade."
Agência Nacional de Aviação Civil

AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 1 mês ..25/07 Pesquise 25 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Obras Arquitetura e Engenharia Brasil Iniciadas as obras para a realização de grooving no Aeroporto de Congonhas
..25/07 Pesquise 25 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Depoimento Política Brasil Depoimento do presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, na CPI da Crise Aérea.
 

"O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, negou nesta quarta-feira, em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea, que a agência se curve às pressões das companhias aéreas para liberar linhas acima da capacidade dos aeroportos ou pistas de pouso ainda não totalmente concluídas. 'Nunca a Anac liberou uma hotran [linha aérea] sem ouvir a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) ou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)', disse Zuanazzi. A Infraero administra os principais aeroportos brasileiros, e o Decea coordena o fluxo de vôos. Hotran é a abreviação de horário de transporte, termo que formaliza o direito de uma empresa de dispor de uma linha entre dois aeroportos.
Como prova da independência da Anac, Milton Zuanazzi disse que a agência reduziu a freqüência de pousos e decolagens nos horários de pico no Aeroporto de Congonhas, de 48 movimentos/hora para 38 movimentos/hora. 'Diminuímos a operação em Congonhas e as empresas não gostaram. Então não há essa coisa de pressão.'
O presidente da Anac afirmou que a agência não pode ser responsabilizada pelo acidente com um avião da TAM ocorrido no último dia 17. Para ele, a agência só teria responsabilidade caso a aeronave ou a pista de Congonhas estivessem fora dos padrões quando foram fiscalizados, ou se tivesse sido constatado algum tipo de deficiência com o piloto. Segundo Zuanazzi, todos esses requisitos estavam dentro das condições legais. 'Não tento fugir de nenhuma responsabilidade, mas é preciso buscar críticas à atuação da agência dentro do ambiente regulatório e fiscalizatório, que são suas atribuições.'
Os deputados lembraram as declarações de pilotos de que a pista de Congonhas é escorregadia. Zuanazzi respondeu que, com base em laudos de atrito, a pista atendia aos padrões. Ao comentar as gravações de pilotos avisando que a pista de Congonhas estava escorregadia antes do acidente com o avião da TAM, Zuanazzi afirmou que essa comunicação com a torre de controle é comum. Segundo o presidente da Anac, os controladores costumam utilizar o termo 'pista escorregadia' para avisar que os pilotos redobrem os cuidados em pousos.
Portal da Câmara dos Deputados - Agência Câmara

AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 30 dias ..26/07 Pesquise 26 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Política Brasil Nelson Jobim assume oficialmente o ministério da Defesa
 

"Não podemos permitir que haja mais comandos fora de regência. Isso tudo tem que funcionar como uma orquestra. A música é a do presidente Lula e o maestro sou eu."

AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 29 dias ..27/07 Pesquise 27 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Brasil Nelson Jobim (ministro da Defesa) visita o local da tragédia do voo JJ 3054
..27/07 Pesquise 27 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil Reabertura da pista principal do Aeroporto de Congonhas
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 27 dias ..29/07 Pesquise 29 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Protestos e Manifestações Brasil Passeata (do Ibirapuera até Congonhas) dos familiares das vítimas do acidente da TAM
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 25 dias ..31/07 Pesquise 31 de Julho /2007 Pesquise o ano de 2007 Política Brasil CPI recebe transcrição de diálogos de pilotos do Airbus
 

"A CPI da Crise Aérea recebeu a transcrição das conversas entre os pilotos do avião da TAM que explodiu no último dia 17 e os controladores da torre do aeroporto de Congonhas (SP). O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que preside a reunião da CPI, disse que espera receber ainda hoje a transcrição da caixa-preta da aeronave.
Eduardo Cunha decidiu remarcar para a próxima terça-feira (7) o depoimento do diretor-presidente da Pantanal Linhas Aéreas, Marcos Sampaio Ferreira. O diretor deveria prestar depoimento hoje, mas apresentou à CPI atestado médico informando que está impossibilitado de exercer atividades profissionais durante 60 dias, por motivo de estresse. Eduardo Cunha afirmou, no entanto, que o atestado não o impediria de prestar esclarecimentos e, por isso, vai solicitar à Polícia Federal que traga o depoente. O deputado também requisitará ao Departamento Médico da Câmara uma avaliação do atestado e do estado médico do diretor da Pantanal."
Portal da Câmara dos Deputados - Agência Câmara

AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 23 dias ..02/08 Pesquise 02 de Agosto /2007 Pesquise o ano de 2007 Brasil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe familiares das vítimas do voo JJ 3054
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 22 dias ..03/08 Pesquise 03 de Agosto /2007 Pesquise o ano de 2007 Jornalismo Brasil Airbus informa que A 320 da TAM não tinha defeito (reportagem do Jornal Nacional)
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 20 dias ..05/08 Pesquise 05 de Agosto /2007 Pesquise o ano de 2007 Arquitetura e Engenharia Brasil Implodido o prédio da TAM Express onde colidiu o Airbus A320
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 19 dias ..06/08 Pesquise 06 de Agosto /2007 Pesquise o ano de 2007 Brasil Defesa Civil libera imóveis próximos ao prédio da TAM
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 13 dias ..12/08 Pesquise 12 de Agosto /2007 Pesquise o ano de 2007 Protestos e Manifestações Brasil Protesto de familiares das vítimas do voo JJ 3054 em Porto Alegre
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 anos 11 dias ..14/08 Pesquise 14 de Agosto /2007 Pesquise o ano de 2007 Aviação Brasil A TAM anuncia que irá instalar um alerta sobre a posição dos manetes

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