Pesquisando Voo JJ 3054 



AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 8 mes(es) 3 dia(s) 17/08 Pesquise 17 de Agosto/2007Pesquise o ano 2007 Protestos e Manifestações Brasil Manifestações em diversas cidades lembram 1 mês da tragédia do voo JJ 3054
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 7 mes(es) 20 dia(s) 31/08 Pesquise 31 de Agosto/2007Pesquise o ano 2007 Jurídico Brasil A GOL é condenada a pagar indenização de US$ 1 milhão à família de Quézia Moreira
00/09/2007Pesquise o ano 2007 Brasil TAM paga a 1ª indenização à família de uma das 199 vítimas do acidente do voo 3054
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 7 mes(es) 1 dia(s) 19/09 Pesquise 19 de Setembro/2007Pesquise o ano 2007 Aviação Brasil TAM assina termo de conduta com os familiares de vítimas do JJ 3054
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 5 mes(es) 30 dia(s) 21/10 Pesquise 21 de Outubro/2007Pesquise o ano 2007 Empresas e instituições Associações Brasil Criação da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo Tam JJ3054
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 16 ano(s) 2 mes(es) 3 dia(s) 17/02 Pesquise 17 de Fevereiro/2008Pesquise o ano 2008 Protestos e Manifestações Brasil Passeata de parentes das vítimas do acidente com o voo JJ 3054 (São Paulo)
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 5 mes(es) 6 dia(s) 14/11 Pesquise 14 de Novembro/2008Pesquise o ano 2008 Brasil Instituto de Criminalística de São Paulo finaliza laudo sobre acidente com o Airbus A320
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 5 mes(es) 1 dia(s) 19/11 Pesquise 19 de Novembro/2008Pesquise o ano 2008 Brasil Polícia Civil de São Paulo anuncia o indiciamento de 10 pessoas pelo acidente com o Airbus A320
 Brigadeiro José Carlos Pereira (INFRAERO)
Agnaldo Molina Esteves (INFRAERO)
Esdras Ramos (INFRAERO)
Denise Abreu (ANAC)
Jorge Luiz Brito Velozo (ANAC)
Luiz Cazumi Miyada (ANAC)
Marcos Tarcisio Marques dos Santos (ANAC)
Milton Zuanazzi (ANAC)
Abdel Salam Abdel El Salam Rishk (TAM)
Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro (TAM)
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 15 ano(s) 4 mes(es) 27 dia(s) 24/11 Pesquise 24 de Novembro/2008Pesquise o ano 2008 Jurídico Brasil Justiça proíbe indiciamento de 10 pessoas citadas no relatório da Polícia Civil de São Paulo
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 14 ano(s) 8 mes(es) 7 dia(s) 13/08 Pesquise 13 de Agosto/2009Pesquise o ano 2009 Jurídico Brasil Encerramento das atividades da Câmara de Indenização do Voo 3054
00/10/2009Pesquise o ano 2009 Críticas e broncas Policial Brasil AFAVITAM protesta contra relatório da Polícia Federal
 "A AFAVITAM (Associação dos familiares e amigos das vítimas do voo TAM JJ 3054) estarrecida e indignada recebeu ontem a notícia que o inquérito que corria na Polícia Federal foi concluído, apontando como culpados somente os dois pilotos mortos, que infelizmente, assim como nossos familiares, não estão mais entre nós para se defenderem.
A surpresa foi total, tendo em vista que, como o inquérito corria em segredo de justiça, não nos foi possível acompanhar e fiscalizar o seu andamento. Em muitas oportunidades a quebra do sigilo foi solicitada por nós, e sempre negada, e aí está o resultado.
A investigação da Polícia Federal corria em paralelo com a da Polícia Civil do Estado de São Paulo que diferentemente daquela, NÃO CORRIA EM SIGILO. Mensalmente tínhamos notícia de seu andamento. Tal inquérito findou em dezembro de 2008 e apontou 11 pessoas como responsáveis pela 'tragédia anunciada', dentre elas membros da TAM, da Infraero e da ANAC, além de mencionar a AIRBUS.
Nós da AFAVITAM já fomos surpreendidos em julho deste ano com a mudança do Delegado da Polícia Federal Pedro Sarzi Júnior, que presidia o inquérito desde a sua fase inicial, pelo Delegado Ricardo Sancovich. Não tivemos a possibilidade de conhecê-lo pessoalmente, porque em que pese convidado mensalmente pela Associação para participar de nossas reuniões, jamais atendeu ao nosso chamado. A mudança de Delegado causou muita apreensão, já que o Delegado Pedro Sarzi Junior acompanhou a investigação do Delegado Barbosa, que corria na esfera estadual.
O Dr. Ricardo Sancovich, menos de quatro meses após tomar conhecimento do processo, que deve contar hoje com mais de 20000 (vinte mi) laudas, e que corre há mais de dois anos, parece ter ignorado todo o trabalho já realizado pela Polícia de São Paulo: deu fim ao inquérito sem apontar sequer uma pessoa 'viva' como responsável.
Nós estamos nesta longa caminhada em busca de VERDADE E JUSTIÇA, lutando por mais segurança no setor aéreo. Há mais de dois anos, fazemos passeatas, manifestações, reuniões, sempre exigindo a responsabilização dos culpados e mudanças no setor aéreo. Mesmo diante da dificuldade que é para nós relembrar a cada dia, e a cada reunião toda esta tragédia que resultou na perda de nossos amados, nos mantemos unidos porque, acima de tudo, não queremos que outras famílias brasileiras passem pelo que estamos passando. A impunidade nesse caso, que todo o Brasil tem acompanhado, pode levar a outras transgressões de segurança e a outras mortes.
Os dois inquéritos analisaram o mesmo crime, ouviram as mesmas pessoas, tiveram acesso aos mesmos laudos, e, curiosamente, tiveram desfechos totalmente opostos. Em um deles, 11 pessoas foram apontadas como responsáveis e no outro, apenas os pilotos mortos. O inquérito Federal, sigiloso, agora surpreende a todos. A verdade é que, dia após dia estamos sendo surpreendidos com notícias de impunidade, mas não vamos desistir, as nossas vozes não vão se calar e esperamos contar com o apoio da sociedade. Esta luta não é só nossa!
Os familiares das vítimas continuam depositando suas esperanças no Ministério Público Federal, com o Procurador Dr. Rodrigo de Grandis, em responder aos anseios dos familiares e de todos os brasileiros, mudar o curso deste inquérito e apontar os culpados 'vivos', pelo que foi uma 'tragédia anunciada'.
Nós estamos solidários com os familiares dos pilotos mortos, indignados com esse desfecho. Mas, mandamos um recado: não se sintam sós, vamos continuar lutando por VERDADE, JUSTIÇA e, acima de tudo pela valorização da VIDA.
Por fim, convidamos o Dr. Ricardo Sancovich a vir encontrar os familiares em nossa próxima reunião, em 17 de outubro de 2009, em Porto Alegre e apresentar a sua conclusão sobre o relatório emitido."
AFAVITAM
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 14 ano(s) 6 mes(es) 19 dia(s) 01/10 Pesquise 01 de Outubro/2009Pesquise o ano 2009 Policial Brasil Polícia Federal conclui inquérito sobre acidente da TAM (nenhum indiciamento)
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 14 ano(s) 5 mes(es) 20 dia(s) 31/10 Pesquise 31 de Outubro/2009Pesquise o ano 2009 Aviação Brasil CENIPA apresenta relatório final sobre o acidente do Voo JJ 3054
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 13 ano(s) 9 mes(es) 3 dia(s) 17/07 Pesquise 17 de Julho/2010Pesquise o ano 2010 Brasil Manifestação dos familiares das vítimas do voo TAM JJ 3054 em Porto Alegre e São Paulo
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 9 mes(es) 8 dia(s) 12/07 Pesquise 12 de Julho/2011Pesquise o ano 2011 Jurídico Brasil MPF denuncia 3 por atentado contra segurança no transporte aéreo em acidente de 17/07/2007
 "O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou à Justiça a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Maria Ayres Abreu, o vice-presidente de Operações da TAM, Alberto Fajerman e o diretor de segurança de voo da companhia, Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro como responsáveis pelo acidente aéreo que matou 199 pessoas em julho de 2007, no Aeroporto de Congonhas. Todos responderão pelo crime de “atentado contra a segurança de transporte aéreo” na modalidade culposa.
Toda a denúncia do MPF é baseada em laudos e pareceres que comprovam a responsabilidade dos três acusados. O diretor e o vice-presidente da TAM tinham conhecimento, segundo a procuradoria, “das péssimas condições de atrito e frenagem da pista principal do aeroporto de Congonhas” e, mesmo assim, não tomaram providências para que, em condições de pista molhada, os pousos fossem redirecionados para outros aeroportos. Ambos também são acusados de não divulgar, a partir de janeiro de 2007, as mudanças de procedimento de operação com o reversor desativado (pinado) do Airbus-320.
Já a então diretora da Anac, Denise Abreu, é acusada de agir com imprudência, ao liberar a pista do aeroporto de Congonhas, a partir do dia 29 de junho de 2007, “sem a realização do serviço de 'grooving' e sem realizar formalmente uma inspeção, a fim de atestar sua condição operacional em conformidade com os padrões de segurança aeronáutica”.
Além disso, em fevereiro de 2007, no curso de uma ação civil pública movida pelo MPF e que pedia a interdição da pista principal do aeroporto de Congonhas por razões de segurança, Abreu assegurou à desembargadora responsável pelo caso que uma norma (IS-RBHA 121-189) que previa restrições para as operações em Congonhas, especialmente para aeronaves com sistema de freio inoperante, era formalmente válida e eficaz, quando tinha conhecimento de que isso não era verdade.
“Deveras, se de fato fosse válida a IS-RBHA 121-189, a aeronave Airbus A-320 ver-se-ia impedida de pousar na pista principal do aeroporto de Congonhas no dia 17 de julho de 2007, evitando-se, assim, a morte de 199 pessoas”, conclui o procurador da República Rodrigo de Grandis, responsável pela ação.
CAUSAS DO ACIDENTE - Os peritos do Setor Técnico-Científico do Departamento de Polícia Federal em São Paulo (Setec) concluíram que a “operação incorreta das manetes pelos pilotos do Airbus A-320 foi o fator determinante do acidente”. Segundo a análise técnica, o voo JJ3054, procedente de Porto Alegre transcorria normalmente, até o avião tocar na pista, quando “um dos tripulantes relatou a ausência de spoilers (um dos sistemas de freios da aeronave), o que teria levado a tripulação a tomar providências não rotineiras”.
Os procedimentos para operação da aeronave em caso de reversos desativado haviam sido alterados em janeiro de 2007 e previam que “ambas as manetes deveriam ser posicionadas em reverso máximo após o choque na pista”. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeroviários (Cenipa) concluiu, no entanto, que esta informação não havia sido retransmitida aos pilotos da TAM.
Os peritos do Setec também avaliaram que as condições da pista podem ter contribuindo para o acidente. A “inexistência de áreas de segurança de fim de pista” foi considerado um “fator contribuinte para o acidente, uma vez que a eventual existência de uma área adicional além da cabeceira proporcionaria a possibilidade de continuidade na desaceleração observada na aeronave sinistrada”.
A ausência de grooving também é apontada como “fator contribuinte” para o acidente, “ uma vez que uma melhor condição de atrito proporcionaria uma maior redução na velocidade comparativamente àquela experimentada pela aeronave sinistrada”.
Dos exames técnicos analisados, o MPF conclui, na ação, que “o pavimento principal do aeroporto de Congonhas foi liberado para operações de pouso e decolagem sem que apresentasse os níveis de segurança adequados, ao menos para operações com pista molhada”.
TAM – A investigação do Cenipa sobre o acidente com o avião da TAM também constatou que o setor de segurança da companhia (Safety) não estava adequadamente estruturado. Só contava com seis funcionários qualificados para a realização de investigações de segurança operacional e outros três para o processamento de relatórios de prevenção. Em 2006, esse setor processou um total de 151 incidentes e 2.281 relatórios de prevenção.
“Ou seja, o 'Safety' não dispunha de meios humanos e materiais compatíveis com a envergadura da TAM: eram 21 pessoas qualificadas no setor para um total de aproximadamente 19 mil funcionários, dos quais cerca de 5.500 eram tripulantes espalhados por 23 bases no Brasil e 11 no exterior, voando cerca de 375 mil horas com 109 aeronaves”, aponta de Grandis.
Além disso, a comunicação do 'Safety' da TAM com os tripulantes era feita apenas através de e-mail corporativo, sem que houvesse um instrumento de controle que permitisse atestar que as informações transmitidas eram efetivamente lidas. Se condenados, os denunciados podem pegar de 1 a 3 anos de detenção, na modalidade culposa. Mas o MPF defende que seja aplicada uma pena maior de acordo com o parágrafo 1º do art. 261, que prevê reclusão de quatro a doze anos, devido à destruição total da aeronave e à perda de 199 vidas."
Procuradoria da República no Estado de São Paulo
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 12 ano(s) 9 mes(es) 5 dia(s) 15/07 Pesquise 15 de Julho/2011Pesquise o ano 2011 Jurídico Brasil Justiça Federal recebe denúncia contra acusados por acidente da TAM em 17/07/2007
 "O juiz federal Márcio Assad Guardia, substituto da 8ª Vara Federal Criminal de São Paulo, recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, diretor de segurança de voo da TAM, Alberto Fajerman, vice-presidente de operações da TAM e Denise Maria Ayres Abreu, diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), referente ao acidente aéreo ocorrido no aeroporto de Congonhas em 17 de junho de 2007, que resultou na morte de 199 pessoas."
Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo
AstrologiaLua Minguante (Clique para ver +) Tempo decorrido : 11 ano(s) 9 mes(es) 3 dia(s) 17/07 Pesquise 17 de Julho/2012Pesquise o ano 2012 Inauguração Brasil Inauguração da Praça Memorial 17 de Julho em homenagem às vítimas do acidente da TAM
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 11 ano(s) 9 dia(s) 11/04 Pesquise 11 de Abril/2013Pesquise o ano 2013 Jurídico Brasil TAM é multada por demorar com lista de vítimas do voo 3054 em 17/07/2007
AstrologiaLua Crescente (Clique para ver +) Tempo decorrido : 10 ano(s) 9 mes(es) 3 dia(s) 17/07 Pesquise 17 de Julho/2013Pesquise o ano 2013 Jurídico Brasil Justiça de São Paulo adia depoimentos no caso do acidente com o avião da TAM em 17/07/2007
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 10 ano(s) 8 mes(es) 13 dia(s) 07/08 Pesquise 07 de Agosto/2013Pesquise o ano 2013 Julgamento Jurídico Brasil Começam a ser ouvidas as testemunhas do acidente com o avião da TAM em 17/07/2007
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 10 ano(s) 2 mes(es) 6 dia(s) 14/02 Pesquise 14 de Fevereiro/2014Pesquise o ano 2014 Jurídico Brasil Justiça de São Paulo interroga réus do acidente com Voo JJ 3054
 "Foi realizado hoje (14/2) no Fórum Federal Criminal de São Paulo o interrogatório dos três réus da ação penal relativa ao acidente aéreo ocorrido no aeroporto de Congonhas em 17 de julho de 2007, que resultou na morte de 199 pessoas.
O juiz federal Márcio Assad Guardia, da 8ª Vara Federal Criminal, presidiu a audiência, que teve início às 15h e terminou por volta das 19h. Foram ouvidos os réus Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, na época diretor de segurança de voo da TAM, o então vice-presidente de operações da companhia, Alberto Fajerman, e Denise Maria Ayres Abreu, ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Estiveram presentes o procurador da República Rodrigo De Grandis, os assistentes de acusação Dario Scott e Archelau de Arruda Xavier Scott acompanhados de advogado, familiares das vítimas, além dos advogados dos acusados.
Como não houve o pedido de diligências complementares, o juiz fixou o prazo para apresentação dos memoriais (alegação final das partes no processo). O Ministério Público Federal e o assistente de acusação terão, simultaneamente, 45 dias para apresentar os memoriais. Após a juntada de todas as peças, os advogados dos acusados serão intimados a apresentar os respectivos memorias no prazo comum de 45 dias.
Márcio Guardia deferiu o pedido do prazo de 45 dias feito pelas partes, devido à complexidade do caso, bem como o grande número de atos realizados ao longo do processo. (JSM)
Ação Penal n.º 0008823-78.2007.403.6181"
Justiça Federal - Seção Judiciária de São Paulo
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 10 ano(s) 16 dia(s) 04/04 Pesquise 04 de Abril/2014Pesquise o ano 2014 Jurídico Brasil MPF-SP pede pena de até 24 anos para responsáveis por acidente aéreo em 17/07/2007
 "Caso Justiça confirme conduta dolosa de réus, ex-diretora da Anac Denise Abreu e ex-diretor da TAM Marco Aurélio Miranda cumprirão pena em regime fechado.

O Ministério Público Federal em São Paulo apresentou à Justiça na última sexta-feira, 4 de abril, suas alegações finais no processo por meio do qual busca a responsabilização criminal dos envolvidos no acidente do voo TAM JJ 3054, ocorrido em julho de 2007 no Aeroporto de Congonhas e que resultou na morte de 199 pessoas. O procurador da República Rodrigo de Grandis defende que a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu e o então diretor de Segurança de Voo da TAM Marco Aurélio dos Santos de Miranda sejam condenados por atentado contra a segurança de transporte aéreo na modalidade dolosa. Para o MPF, os dois assumiram o risco de expor a perigo as aeronaves que operavam em Congonhas. Com a mudança da imputação de crime culposo para doloso, a pena máxima para os dois sobe de quatro para 24 anos – o que resulta necessariamente em cumprimento de pena em regime fechado.
A denúncia do MPF foi recebida pela Justiça em julho de 2011, logo após o ajuizamento. Inicialmente, os réus – além de Denise Abreu e Marco Aurélio Miranda, o vice-presidente de Operações da TAM Alberto Fajerman – foram denunciados por, na modalidade culposa, expor a perigo a segurança do transporte aéreo. No decorrer do processo, entretanto, a partir da análise dos elementos colhidos e dos depoimentos de várias testemunhas e dos próprios réus, o MPF ficou convicto de que tanto Denise Abreu quanto Marco Aurélio assumiram o risco por eventuais acidentes. 'Com efeito, as condutas de Marco Aurélio e Denise, no dia 17 de julho de 2007, levaram à completa destruição da aeronave Airbus A-320, matrícula PR-MDK, bem como de um prédio de terminal de cargas aéreas da TAM Express'.
Denise chegou a ludibriar uma desembargadora federal – e, por consequência, a própria Justiça Federal da 3ª Região – para conseguir a liberação da pista principal do aeroporto. Ela afirmou perante a magistrada que a chamada IS-RBHA 121-189, sobre as condições de pouso em pista molhada, seria uma norma válida e eficaz, quando na verdade era apenas um estudo interno da Anac. Com base nesse documento, a desembargadora foi convencida a liberar operações na pista, suspensas por decisão judicial de primeira instância, expedida em caráter liminar pouco tempo antes do acidente.
Omissão - Por sua vez, Marco Aurélio, na condição de diretor de Segurança de Voo da TAM, foi alertado mais de uma vez, por pilotos da empresa, sobre os riscos de operação no aeroporto, mas não deu aos relatos dos pilotos a devida atenção. Ele tinha, portanto, conhecimento das péssimas condições da pista e dos riscos que ela proporcionava – mas foi deliberadamente omisso ao deixar de transmitir essas informações aos órgãos e setores competentes.
Já em relação ao réu Alberto Fajerman, também denunciado em 2011 por colocar em risco a segurança aérea, o MPF avaliou, ao longo do processo e a partir da análise dos elementos colhidos, que não foram obtidas provas suficientes para sua condenação; por essa razão, manifestou-se pela sua absolvição. Com base no conjunto probatório juntado durante a tramitação do processo, não foi possível afirmar, com segurança, que ele tinha conhecimento das condições da pista principal de Congonhas nem que poderia adotar alguma providência para evitar que as aeronaves da TAM fossem expostas a perigo ao pousar no aeroporto.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo"
AstrologiaLua Nova (Clique para ver +) Tempo decorrido : 9 ano(s) 7 mes(es) 19 dia(s) 01/09 Pesquise 01 de Setembro/2014Pesquise o ano 2014 Jornalismo Brasil Folha de São Paulo revela que Airbus culpa TAM, Infraero e pilotos por desastre em 17/07/2007
 



AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 8 ano(s) 11 mes(es) 16 dia(s) 04/05 Pesquise 04 de Maio/2015Pesquise o ano 2015 Jurídico Brasil Justiça Federal absolve três acusados no processo do acidente com o Airbus A-320 da TAM
 Alberto Fajerman, Denise Maria Ayres Abreu e Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro.
AstrologiaLua Cheia (Clique para ver +) Tempo decorrido : 6 ano(s) 4 mes(es) 11 dia(s) 09/12 Pesquise 09 de Dezembro/2017Pesquise o ano 2017 Jornalismo Brasil Jornais anunciam que famílias das vítimas de voo da Tam receberão R$30 milhões

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