| Alexandre Davy de la Pailleterie, conhecido como Alexandre Dumas por ser filho do general Thomas A. Dumas, nasceu em Villers-Cotterêts, na França, no dia 24 de julho de 1802, e morreu em Puys, uma pequena cidade francesa, no dia 5 de dezembro de 1870. Quando tinha vinte anos, resolveu se mudar para Paris e conseguiu um emprego num escritório. Naquela época, começou a escrever poemas e romances e logo publicou seu primeiro livro, 'La Chasse et l’Amour', em parceria com um amigo.
Aventuras acompanhadas de humor são a chave para agradar ao público de Dumas, que pode encontrar diversão, entretenimento e conhecimentos de história nas obras do autor.
Seus livros mais famosos são: Os Três Mosqueteiros, Os irmãos corsos, O Conde de Monte Cristo (obras integrantes da Coleção Aventuras Grandiosas), Vinte anos depois, O Visconde de Bragelonne, A tulipa negra, O Cavaleiro da Casa Vermelha, A Rainha Margot, O colar da rainha, A Condessa de Charny, Memória de um médico e O Homem da Máscara de Ferro, que inclui os heróis Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan presentes em Os Três Mosqueteiros.
Dumas foi considerado um dos escritores mais lidos em todo o mundo, além de ter conseguido muito dinheiro com as vendas de seus livros. No entanto, não soube administrar sua riqueza e morreu pobre.
Foto: Dumas-pai fotografado em 1855 por Gaspard-Félix Tournachon (pseudônimo: Nadar)
|