Frases de Oscar Niemeyer

Pesquisando Oscar Niemeyer

Encontradas 10 citações.
Mostrando de 1 até 10. (Página 1)

001 Urbanismo e arquitetura não acrescentam nada. Na rua, protestando, é que a gente transforma o País.

002 Meu avô, que foi ministro do Supremo Tribunal, morreu sem um tostão. Inclusive a casa em que a gente morava estava hipotecada. Sempre tive a idéia de que o dinheiro não vale nada. Achei bonito ele morrer assim. Já disse que teria vergonha de ser um homem rico. Considero o dinheiro uma coisa sórdida.

003 Nunca me calei. Nunca escondi minha posição de comunista. Os mais compreensíveis que me convocam como arquiteto sabem da minha posição ideológica. Pensam que sou um equivocado e eu penso a mesma coisa deles. Não permito que ideologia nenhuma interfira em minhas amizades.

004 A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples.

005 Arquitetura não constitui uma simples questão de engenharia, mas uma manifestação do espírito, da imaginação e da poesia.

006 A arquitetura que a gente faz é uma arquitetura mais livre, mais variada, a curva aparece muito, o concreto armado sugere a curva. O Le Corbusier, por exemplo, fazia o poema do ângulo reto. A gente faz o poema da curva. O concreto, muitas vezes, até impõe a curva, é a solução natural que aparece. Arquitetura deve ser invenção, porque quando as pessoas veem uma coisa que já viram outra antes, não têm interesse. De modo que, quando há espanto, quando há surpresa, é que a arquitetura está no bom caminho.

007 Eu trabalhei com Juscelino três anos para fazer Pampulha. E Pampulha foi o começo de Brasília: os mesmos problemas de dinheiro, as mesmas angústias, as mesmas esperanças. E, dez anos depois que Pampulha ficou pronta, Juscelino veio a minha casa e disse: ‘Oscar, nós construímos Pampulha. Agora vamos fazer a nova capital’. Eu fiz o que podia, naquela correria, e acho que Brasília foi bom. Quem mora em Brasília não quer sair de lá. Eu até me espanto e sinto isso com muita satisfação.

008 A função da forma é a beleza.

009 Não é o ângulo reta que me atrai. De curvas é feito o Universo.

010 Mais importante do que a Arquitetura é estar ligado ao mundo. É ter solidariedade com os mais fracos, revoltar-se contra a injustiça, indignar-se contra a miséria. O resto é o inesperado, é ser levado pela vida.

1999-2019 Ponteiro® - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial desta e de outras páginas. Os dados apresentados podem sofrer alterações sem qualquer aviso prévio. Apesar do zelo na coleta e manuseio de dados, o Ponteiro não se responsabiliza por eventuais imprecisões. Não apoiamos nenhum partido político. Política de privacidade: não coletamos ou divulgamos qualquer informação pessoal. Conteúdo isento de pornografia e outras bobagens, navegue sossegado e sem sustos :)
Hospedagem Multihost Made in Brazil Seu IP : 3.234.210.89